A Bíblia compõe-se de duas partes.
- Antigo Testamento
- Novo Testamento
1-Antigo Testamento (AT) - O Antigo Testamento contém os livros sagrados dos Judeus, isto é, a "coleção das Escrituras que o povo hebreu foi acumulando desde o tempo de Moisés ate cerca de um sécula antes de Jesus Cristo". Nos diversos livros dessa coleção acham-se os principais fatos históricos e outras manifestações da vida espiritual desse povo.
A lingua original do AT é o hebraico, com ligeira exceção: Ed 4.8 a 8.18; 7.12-26; Jr 10.11; Dn 2.4 a 7.28, escritos em aramaico.
Três séculos antes de Cristo, o AT foi traduzido para o grego em Alexandria por setenta letrados (versão dos LXX), no ano de 285 aC. Foi esta versão que dividiu e situou os livros por assuntos, como temos hoje: Lei, História, Poesia, Profecia. Citada frequentemente por Jesus.
A lingua hebraica é chamada no AT de "lingua de Canaã" (Is 19.18) e "lingua judaica" (Is 36.13 ; 2 Rs 18,26,28), lê-se da direita para a esquerda, e o alfabeto compõe-se de 22 letras.
" O hebraico é uma lingua que, sem ter a elasticidade e beleza do árabe, a mais bela da familia, excede a todas na simplicidade e nobreza de suas formas. Era escrita apenas com as consoantes, e como escrevem hoje os taquigrafos; por isso é uma lingua que obriga o leitor a pensar e ir interpretando o texto, penetrando bem o seu sentido, pois, por exemplo, três consoantes com vogais diversas, antes, no meio e depois delas, significam as coisas mais diversas. Os comentadores judeus da Bíblia, já séculos antes de nossa era, a fim de dar estabilidade ao texto, que reviam com cuidado, propuseram pontos, e pequenos traços em cima e embaixo das letras, indicando as vogais e as paradas em que o leitor deve respirar. "Os judeus tinham muito cuidado com as cópias que tiravam das suas Escrituras, as quais eram reguladas por instruções muito estritas"
Divisão do Antigo Testamento.
A AT está dividido em 39 livros, porém os judeus contavam como se fossem ora 22 ou 24, e já nos últimos séculos antes de Cristo dividiam esses 24 livros em três seções (Lc 24.44);
1º - Lei (Torá, Torah) (5) de Gênesis a Deuteronômio"
2º - Profetas(Nebiim) (8) - Profetas antigos - Compreende hoje o que chamamos de livros históricos (Josué a Ester). - Profetas - no sentido estrito, exceptuando o livro de Daniel (que diziam ser alegórico). - Maiores (Isaías, Jeremias, Ezequiel) - Menores - Os doze: Ozéias a Malaquias.
3º - Escritos Sagrados (Kethubim) (11) - Livros poéticos - Salmos, Jó, Provérbios - os cinco rolos (Megilloth) - Cânticos dos cânticos, Rute, Lamentações, Eclesiastes e Ester - Históricos - Daniel, Esdras, Neemias, Crônicas.
A razão de 24 em vez de 39 livros é porque são considerados um só livro cada grupo como segue: 1 e 2 Samuel; 1 e 2 Reis; 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias e os doze profetas menores. Quando era de 22 livros, Juizes e Rute e Jeremias e Lamentações, eram um só livro.
Os nossos 39 livros estão divididos em 4 classes:
1- Lei (5 livros) - O pentateuco ou os cinco primeiros livros, isto é, de Gênesis a Deuteronômio.
2- História (12 livros) - de Josué a Ester - Divide-se em quatro períodos da história de Israel.
a. Teocracia ( Juizes)
b. Monarquia (Saul, Davi, Salomão)
c. Divisão do reino e cativeiro (Judá e Israel)
d. Periodo pós-cativeiro.
3- Poesia (5 livros) de Jó a Cantares
4- Profecia (7 livros) de Isaias a Malaquias, divididos em:
a. Profetas Maiores (Isaias a Daniel)
b. Profetas Menores (Oséias a Malaquias)
Assim, o Antigo Testamento é composto de obras de autores diversos, como Moisés, que foi um príncipe e legislador; Josué, um general; Daví e Salomão, reis e poetas; Isaias, estadista e profeta; Daniel, primeiro-ministro; Zacarias e Jeremias, sacerdotes e profetas; Amós, homem do campo; e de variados assuntos, como "legendas e poesias heróicas dos tempos primitivos, história das origens do povo israelita e desenvolvimento histórico até a volta do exílio, poemas, obras de moral e ciência, profecias, cântico de arrependimento e de louvor a Deus, leis civis, religiosas e morais, etc. Isso tudo reunido num só livro forma uma harmonia perfeita, incompreencivel para a mente humana, mas claro para os que tem a mente de Cristo (1 Co 2.16).
Novo Testamento (NT) - O Novo Testamento contém 27 livros, e está dividido em quatro seções:
1- Biografia (4 livros) - Mateus, Marcos, Lucas e João
2- História (1 livro) - Atos dos Apóstolos
3- Doutrina (21 livros) - São as vinte e uma epístolas (cartas), de Romanos a Judas.
- 9 dirigidas à igreja.
- 4 dirigidas a indivíduos.
- 1 dirigida aos hebreus.
- 7 são universais (Tiago a Judas).
4- Profecia - (1 livro) - Apocalípse (Revelaçao de Jesus Cristo).
Continua na parte IV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário